casa bacopari

ficha técnica

local são paulo, sp
data do início do projeto 2010
data da conclusão da obra 2012
área do terreno 724,00 m²
área construída 504,00 m²
arquitetura cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara e fernando viégas (autores) ana paula de castro, carolina klocker, eduardo martorelli, fabiana cyon, gabriela gurgel, enk te winkel, igor continove, marta onofre, miguel muralha, silio almeida (colaboradores)
construção construtora pecprana + f2
estrutura cia. de projetos
instalações hidráulicas e elétricas pessoa e zamaro
luminotecnia ricardo heder
impermeabilização proassp – assessoria e projetos
ar condicionado drawing
esquadrias dinaflex
paisagismo soma arquitetos
sondagem engesolos
automação the automation associate group

A casa se situa num bairro cuja virtude é a arborização abundante. O terreno plano, cercado de construções, sem árvores e sem vistas, é mais extenso que o padrão. O projeto buscou assim, construir um grande jardim que permeia a casa e que constrói uma paisagem própria, em continuidade com essa vegetação.
Duas linhas paralelas de muros de concreto definem os apoios dos planos suspensos.
No nível do chão, os fechamentos de vidro garantem continuidade visual desde a entrada, passando pelo espelho d’água, sala, piscina, até o salão de jogos.
Após a primeira concretagem, a construção é uma montagem. As lajes superiores se apóiam em vigas metálicas, com 10m de distância entre as empenas. Instalações são localizadas em prumadas verticais acessíveis junto a cada plano de concreto.
A escada liga o subsolo, com a adega, ao andar superior, na altura da copa das árvores. Nesse nível uma galeria de circulação longitudinal abriga a biblioteca, e se abre para o pátio interno e para o pé-direito duplo do estar.
Todos os dormitórios se voltam para a face nordeste, inclusive um pequeno apartamento independente ao fundo.
A sucessão de espaços abertos e fechados, associados aos planos de vidro, planos de água e planos escuros, geram uma série de reflexos e transparências diluindo os limites entre os ambientes.