casa boaçava

ficha técnica

local são paulo, sp
projeto 2009
obra 2011
arquitetura cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara e fernando viégas (autores) ana paula de castro, bruno gondo, eduardo martorelli, enk te winkel, igor cortinove, marta onofre, miguel muralha, roberto galvão jr., sílio almeida (colaboradores)
construção pecprana + f2
estrutura cia de projetos
instalações pessoa e zamaro
luminotecnia ricardo heder
impermeabilização proassp – assessoria e projetos
esquadrias dinaflex
paisagismo soma arquitetos
irrigação irrigam
ar condicionado drawing
sondagem engesolos
levantamento kazutoshi shibuya
som e vídeo oguri audio e video
fotografias leonardo finotti

Una Arquitetos_Casa Boaçava from una arquitetos on Vimeo.

O suave declive do terreno e o desnível de seis metros em relação ao vizinho posterior permitem uma vista longínqua que se abre desde o nível da rua. Esse panorama estabelece continuidade entre a copa das árvores do bairro jardim e a silhueta dos edifícios nas margens do Rio Pinheiros.
O volume de concreto suspenso protege as áreas de estar no térreo, com variações espaciais a partir do desenho do chão que se movimenta. Um único piso de madeira liga a entrada à piscina, se desdobrando no interior da sala. O lote, relativamente pequeno para a área construída, adquire relação com a escala da paisagem através da seqüência dos espaços abertos ou envidraçados.
O muro de concreto apóia a construção e divide o sítio longitudinalmente, dando independência às áreas de serviço. Essa peça foi pigmentada com óxido de ferro. A presença deste material faz a transição das áreas externas às internas. Dois pilares de concreto completam os apoios.
Em contraponto, a construção superior dos dormitórios é toda opaca para o exterior. O uso indica certo recolhimento. Os ambientes mais protegidos se abrem para vistas mediadas por terraços reentrantes. Essas escavações permitem vários pontos de entrada de luz e ventilação, acentuando o caminho do sol. O percurso ascendente se completa com o solário na cobertura.