garoa jk

ficha técnica

local são paulo, sp
projeto 2012
obra2012
arquitetura cristiane muniz, fábio valentim, fernanda barbara e fernando viégas (autores) ana paula de castro, eduardo martorelli, igor cortinove e marta onofre (colaboradores)
estrutura k2p projetos
instalações abduch, construtora e incorporadora
ar condicionado mondarc
luminotécnica Ricardo Heder
marcenaria da vinci
curadoria de obras de arte alberto tassinari
murais rodrigo andrade
fotografias leonardo finotti

A nova loja Garoa foi desenhada exclusivamente para o Shopping Iguatemi JK. O ângulo sugerido para a vitrine define um recuo para a loja e cria um lugar de entrada. O projeto retoma características da matriz na rua Oscar Freire. O recorte da esquina é aqui reinterpretado na vitrine oblíqua que transforma esse recuo em volume.
Internamente, dando continuidade aos ângulos desenhados na fachada, duas paredes na cor prata, se entendem até o fundo da loja, criando nichos para as araras e móveis que, como na outra loja, podem ser usados como estoque e expositores. A loja aproveita o pé direto máximo disponível, criando apenas um pequeno mezanino na sua parte posterior, um volume branco onde foi reproduzida a abertura horizontal desenhada na fachada da matriz voltada para rua Oscar Freire: uma janela que mostra uma faixa das roupas penduradas, identificando a palheta de cores da estação.
Os bancos geométricos e o expositor de acessórios que formam um conjunto no centro da loja foram feitos pelo estúdio de design paulistano Ovo.
No corpo principal da loja, com pé-direito duplo, de proporções que poderiam lembrar uma capela, foram previstas pinturas do artista Rodrigo Andrade, concebidas para o local e executadas diretamente sobre as paredes de cor prata que sobem até o teto da loja. A curadoria também aqui foi feita pelo crítico de arte Alberto Tassinari.